Dr. Mário Nunes
Psicólogo Clínico
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Psicoterapia de Adultos
Ao longo das últimas décadas a investigação sobre a eficácia e os benefícios das psicoterapias tem indicado de forma consistente que o acompanhamento psicológico não só facilita a remissão de sintomas perturbadores como melhora o funcionamento diário das pessoas, proporcionando um bem-estar psicológico, que resulta de um desenvolvimento pessoal no qual se desenvolvem estratégias e recursos para lidar com problemas futuros
Trata-se de um método de base científica que surge a partir do encontro entre psicólogo e cliente, com o estabelecimento de uma relação de confiança, num ambiente seguro, adequado e confidencial e sem qualquer tipo de julgamento. Procurando uma compreensão profunda do cliente e das suas dificuldades.
Quando conseguida uma boa aliança terapêutica, o apoio psicológico visa um gradual processo de auto-conhecimento que tem como objectivo fundamental o desenvolvimento de uma maior consciência da relação que uma pessoa tem consigo própria, com os outros e com a realidade que a envolve.
O trabalho psicoterapêutico procura a criação de um espaço e um tempo interno de reflexão que identifique as mudanças emocionais necessárias, contribuindo para uma maior compreensão sobre si próprio, e consequentemente, uma mudança nas áreas que considera problemáticas. Trata-se de um trabalho conjunto entre o psicólogo e o cliente, que decorre num espaço livre de julgamentos e juízos de valor, com uma escuta activa e atenta, assente num contexto de total confidencialidade. Assim, procura-se não apenas a redução dos sintomas, mas um desenvolvimento pessoal que possibilite a criação de novas estratégias, hábitos e padrões relacionais mais saudáveis.
Possíveis Indicações para um Processo Psicoterapêutico
-
Perturbações de Ansiedade
-
Ataques de Pânico
-
Perturbações da Personalidade
-
Medos e Fobias Incapacitantes
-
Sintomatologia Depressiva
-
Sensação de Vazio
-
Comportamentos Aditivos
-
Comportamentos Obsessivos - Compulsivos
-
Distúrbios Alimentares
-
Transições de Vida
Funcionamento
As sessões têm a duração aproximada de 50 minutos e decorrem usualmente com uma periodicidade semanal ou quinzenal sendo reavaliada em função da especificidade de cada processo.
Benefícios
Um maior auto-conhecimento permite ampliar a consciência dos seus recursos e limites, compreender as razões profundas de determinados comportamentos e crenças assim como os recursos internos para promover a mudança para uma vivência mais saudável.Com uma compreensão mais aprofundada dos nossos padrões relacionais, abre-se a possibilidade de ir construindo relações mais conscientes com uma vivência afectiva e social mais satisfatória.